logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre guardar um dia da semana para descanso (shabat)?

É importante entendermos o que significa verdadeiramente guardar o sábado (do hebraico shabat), que significa dia de descanso.
Já na criação, Deus nos sinalizava a importância do descanso (Gênesis 2:2-3), bem como em outras passagens no Antigo Testamento onde o Senhor nos orienta a guardar um dia para descanso do nosso trabalho.

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera,
descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou;
porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
(Gênesis 2:2-3)

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”
(Êxodo 20:8).

As opiniões acerca do dia a se guardar para o descanso se dividem, pois existem grupos que defendem a guarda literal do sábado, onde entendem que as leis do Antigo Testamento, Leis do Senhor, não teriam sido revogadas, e outros grupos entendem e consideram que os princípios morais destas leis são pertinentes hoje, porém não mediante a guarda literal de 24 horas de um dia específico.
Não quero me aprofundar tanto nos aspectos teológicos acerca deste assunto, mas sim me atentar na verdade que a palavra nos mostra sobre a importância da obra de Jesus neste ponto.
Ele veio cumprir a Lei, e uma vez que seguimos a Jesus, somos livres Nele para escolher qual o dia adotado para nosso descanso.
A lei continua tendo o seu papel antes da igreja e para a igreja, e o Senhor disse que Ele não veio abolir a lei, mas sim cumpri-la.

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida,
ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido
sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.”
(Colossenses 2:16-17)

É de se observar ainda que, de forma curiosa, embora dos dez mandamentos nove deles sejam repetidos muitas vezes no Novo Testamento, a guarda do sábado literal nunca é mencionada como uma exigência.
Se olharmos para os relatos do Novo Testamento, veremos que o próprio Cristo teve sérios problemas com o sábado, pois, muitas de suas obras foram realizadas no sábado. Ele curou, realizou milagres, colheu espigas e pregou para os fariseus. Para estes, Jesus profanou o sábado e isto era o que mais irritava os religiosos da época.
Jesus nos mostra que existem valores como o amor, que são superiores ao “dia” a ser guardado, pois todos os dias são os dias de Deus.
Hoje, devemos cumprir a palavra e o preceito bíblico de tirarmos um dia para literalmente descansarmos.
Precisamos tirar um dia para nos cuidar, cuidar da nossa família, da nossa casa, e adorar a Deus.
Entenda, não estou dizendo que você deve adorar a Deus somente nesse dia de descanso, não. Este dia também é de adoração ao Senhor, pois um filho que é conhecido e tem intimidade com seu Pai, diariamente está em comunhão com Ele, tem um tempo de qualidade para meditar em sua palavra e o adorar.
O que você entende por orar sem cessar?
Orar sem cessar é estar conectado com o Senhor em todas as coisas que você faz no seu dia, desde o momento que você levanta, vai ao banheiro, toma banho, café, almoça, janta, no trabalho, cozinhando, lavando louça, tomando decisões, enfim, em todo o tempo o Senhor tem que estar em seus pensamentos, ligado a sua mente, para que você seja guiado e direcionado por Ele e discirna, ouça Sua voz, e esteja sempre no centro de Sua vontade.
Bem, mas voltemos ao sábado.
Criou-se um hábito, desde a igreja primitiva, de se adorar a Deus no primeiro dia da semana – que não é segunda, mas, sim, domingo –, também, em memória ao dia da ressurreição de Jesus, que ocorreu no primeiro dia da semana, o domingo: “E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.” (João 20:1). Então, muitos cristãos, hoje, fizeram do seu dia de descanso o domingo.
Vamos um pouco mais além: se você é um médico, um policial, um bombeiro, ou um profissional que tenha escala de trabalho que caia exatamente no sábado, ou domingo, não é pecado você trabalhar neste dia e fazer o seu dia de descanso na segunda, terça ou quarta, enfim, qualquer dia da semana.
O que é pecado é você não ter esse dia de descanso.
É importante ressaltar que o dia da semana a ser guardado nada tem a ver com a sua salvação, mas pode haver consequências do não cumprimento de um preceito do Senhor de ter um dia de descanso. Podemos ser levados a caminhos como ansiedade e incredulidade, os quais podem nos conduzir ao pecado.
Satanás, o acusador, adora nos julgar e colocar um peso de culpa sobre nossos ombros, dizendo que estamos profanando as coisas de Deus por não guardar o dia literal, o do Sábado. A palavra nos mostra que em Jesus somos livres, e o que verdadeiramente importa é que nossa aliança com Deus não seja corrompida.
Amados, o jugo do Senhor é leve.
Quando descansamos literalmente um em cada sete dias que temos na semana, estamos honrando a Deus, declarando que Ele, mesmo em nosso dia de descanso, é o provedor, mostramos que mesmo no descanso ele trabalha por nós, Ele cuida de nós.
Vejamos que conselho nos dá Isaías acerca do nosso descanso.

“Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó;
porque a boca do Senhor o disse.” (Isaías 58:13-14).

Para entendermos claramente o sábado, é indispensável termos claro, em nossa mente e coração, o papel de Cristo como nosso descanso sabático.
Jesus já nos justificou aos olhos de Deus, Ele veio para que pudéssemos descansar, pois, somente Ele tem todos os requisitos para cumprir a Lei e oferecer o sacrifício que expia nossos pecados. Jesus é a nossa provisão e o único que nos permite parar o trabalho de nossas próprias obras.

“Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
embora as suas obras estivessem acabadas desde
a fundação do mundo.” (Hebreus 4:3,4)

Em Mateus, vemos o próprio Jesus nos advertindo que usemos do sábado para fazer boas obras:

“E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha!
Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.” (Mateus 12:11-12)

Deus literalmente não precisava descansar de seu trabalho no princípio, Ele é Onipotente. Ali, na criação, Ele estabeleceu um princípio para nós, seu povo.
O Senhor também nos mostra a importância do descanso na ordem dada ao povo judeu para o descanso da terra em suas plantações. Um a cada sete anos deveríamos descansá-la.

“Mas no sétimo ano a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor. Não semeiem as suas lavouras nem aparem as suas vinhas. Não colham o que crescer por si, nem colham as uvas das suas vinhas, que não serão podadas. A terra terá um ano de descanso.
Vocês se sustentarão do que a terra produzir no ano de descanso, você, o seu escravo, a sua escrava, o trabalhador contratado e o residente temporário que vive entre vocês ...” (Levítico 25:4-6)

Este shabat da terra é chamado de Shemitá, que significa “deixar livre” ou “retirar-se”. Durante este ano de descanso da terra, os agricultores não lavrarão a terra e se sustentarão com o que a terra produzir neste período.
Um judeu quando cumpre o seu descanso, o seu shabat, ele está demonstrando confiança total em Deus e declarando que Deus cuida dele.
Nossa carne grita e diz: “Como vou deixar de ganhar dinheiro uma vez por semana? Vai faltar dinheiro para comprar comida, pagar as contas!”
A resposta que o shabat nos traz é que, nesta ordenança do Senhor, Ele nos suprirá e proverá tudo o que necessitamos.
Por causa do que Jesus fez, não temos mais que “trabalhar” para guardar a lei a fim de podermos ser justificados aos olhos de Deus. Jesus veio para que pudéssemos descansar em Deus e na salvação que Ele providenciou.

“Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.”
(Romanos 14:5)

Como vimos, a palavra de Deus nos diz para não julgarmos uns aos outros quanto à diferença entre os dias, aplicando-se também este preceito ao sábado, cada um de nós deve estar certo de qual o melhor dia a ser guardado.

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se você não tem conseguido separar um dia em sua semana para o seu sabbath, quero ajudá-lo(a) em oração para entregar nas mãos do Senhor o seu descanso, para que Ele lance fora toda a ansiedade e medo que possa estar em seu coração, ou seja, de que se você não fizer, algo vai faltar.
Decida colocar Deus como Senhor e verdadeiro Provedor em tudo na sua vida, para que durante o tempo de descanso você também possa glorificar nome Dele declarando: “eu tenho um Pai que cuida de mim e supre todas as minhas necessidades”.

“Pai, em nome de Jesus quero te agradecer, pois em ti posso confiar.
Sei que não tenho conseguido separar um dia de descanso e por isso tenho declarado que não confio em ti totalmente para cuidar de mim e suprir minhas dificuldades.
Perdão, Senhor, por estar confiando mais nas obras das minhas mãos do que no Teu sustento.
Eu decido, Pai, abrir mão de tentar resolver sozinho os meus problemas e confiar em ti, na Tua provisão.
Me ajuda, Senhor, a colocar a minha vida em ordem para que eu possa separar um dia para descansar.
Pai, sei que no meu descanso estarei glorificando o Teu nome e por isso eu declaro, Tu és o meu Provedor, em Ti eu posso confiar e ter o meu shabat.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão,
e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte,
continuou falando até a meia-noite.”
(Atos 20:7)

“Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.”
(1 Coríntios 16:1-2)

“Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.” (Romanos 10:4)

“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.”
(Galatas 4:4-5)

“É um sábado de descanso para vocês, no qual vocês se humilharão.
Desde o entardecer do nono dia do mês até o entardecer
do dia se­guinte vocês guar­darão esse sábado.”
(Levítico 23:32)

“Naqueles dias, vi que em Judá alguns trabalhavam nos tanques de prensar uvas no sábado e ajuntavam trigo e o carregavam em jumentos, transportando-o com vinho, uvas, figos e todo tipo de carga.
Tudo isso era trazido para Jerusalém em pleno sábado.
Então os adverti que não vendessem alimento nesse dia.”
(Neemias 13:15)
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.” (Êxodo 20:8-10)

“Tam­bém lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós,
para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.”
(Ezequiel 20:12)

“Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.” (Lucas 4:16)

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.”
(Mateus 5:17-19)

“Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.” (Lucas 23:56)

“Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa
das suas obras, como Deus descansou das suas.
Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.”
(Hebreus 4:9-11)
“Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar
para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento
aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.”
(Salmo 127:1-2)