logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre a morte?

A morte não faz parte dos planos originais de Deus na criação.
Podemos entender a morte como separação e quando falamos dela precisamos diferenciar três tipos de morte que aparecem na palavra: morte física, que representa a separação do corpo e do espírito (Eclesiastes 12:7), morte espiritual, quando uma pessoa está longe de Deus por conta do pecado (Efésios 2:1 e Gênesis 3:8-9) e a morte eterna, que representa a condenação ao lago de fogo e enchofre (Apocalipse 21:8).

“O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclasiastes 12:7)

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” (Efésios 2:1)

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?” (Gênesis 3:8-9)

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

A palavra nos mostra que a morte, morte física, entrou no mundo em consequência do pecado de Adão e Eva, por sua desobediência.

“No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:17)

Assim como a escuridão é a ausência da luz, o frio é a ausência do calor, a morte é a ausência da vida.

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:26)

Muitas pessoas perguntam o que acontece com a pessoa quando ela morre fisicamente.
A tradição cristã, apoiada nos textos sagrados (Lucas 23:43, 2 Coríntios 12:1-4, 1 Tessalonicenses 4:16-17 e 1 Coríntios 15:50-53), sempre sustentou que a parte espiritual da pessoa imediatamente vai para o paraíso, para o seio de Abraão, aguardar a ressurreição onde vai haver uma religação do corpo e do espírito para cumprimento das promessas de restauração de toda a criação.
Quando a pessoa morre, no capítulo três de João versículo dezoito, nos diz que quem crer em Jesus não é condenado, ou seja vai direto para o Paraíso, mas quem não crê já está condenado, vai direto para o Sheol, ou Hades, lugar de tormento, aguardar o juízo (Lucas 16:22-23).

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18)

“Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.” (Lucas 16:22-23)

“Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação” (João 5:28-29)

Não podemos deixar de falar sobre um assunto polêmico, como a reencarnação, pregado por muitas doutrinas. Será que realmente morremos uma única vez? O que a Bíblia diz sobre isso?

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” (Hebreus 9:27-28)

A palavra é muito clara sobre este assunto. Pense: se precisamos morrer muitas vezes, que valor tem o sacrifício de Jesus? Na passagem de Hebreus 9:27-28 vemos que Cristo se ofereceu para tirar nossos pecados.
Quando olhamos paras as mortes espiritual e eterna, vemos um mesmo ponto central entre elas: estarmos separados de Deus, na vida espiritual, ou depois da morte, eternamente. Quando temos entendimento de que Jesus Cristo morreu por nós para nos religar a Deus, quando morremos crendo em Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, temos a certeza de que estaremos eternamente com o Senhor, a palavra nos garante isso.
A morte física foi estabelecida como um limite de escolha.
As decisões que tomamos a respeito da vida de fé até o dia de nossa morte física definirá o que acontecerá eternamente em relação a nossa alma. Se estabelecemos uma relação de aliança com Deus através de Jesus esta eternidade será na presença constante de Deus, mas se não decidirmos por Cristo, então continuamos no destino anterior preparado por Satanás e seus demônios, o inferno.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)

Não podemos esquecer também da morte para o pecado. Esta é a condição daqueles se encontram em Cristo, aqueles que venceram o pecado.

“Asseguro que, se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte.” (João 8:51)

“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.” (Romanos 6:5-10)

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1)

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16-17)

Por fim, se estamos em Jesus e não estamos na prática do pecado, não devemos temer a morte, pois temos promessa de vida eterna com o Senhor.
Aproveite o melhor da vida no tempo em que o Senhor nos permite estar por aqui.

MAIS VERSÍCULOS

“Estou crucificado em Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20)

“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21:4)

“Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1 Coríntios 15.21-22)

“Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” (Hebreus 2:14-15)

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)

“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.” (Mateus 10:28)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24)

“...porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10:13)

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4)

“Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós.” (João 15.4-a)

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Salmos 23:4)

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Daniel 12:2)

“Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.” (Isaías 26:19)

“Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.” (Oséias 13:14)

“Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:15)

“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” (Salmos 146:4)

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:25-26)