logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre a Paternidade de Deus?

Embora tenhamos sido separados de Deus por conta do pecado, ao aceitarmos Jesus como nosso Senhor e Salvador, reconhecendo que o sangue derramado por Ele na Cruz, nos purifica de todo o pecado e nos permite ser religados novamente a Deus através Dele, nós nascemos de novo, não mais da carne, mas do Espírito de Deus. Deus é nosso pai porque nascemos Dele.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12-13)

Ouvimos muitas pessoas dizerem “Eu também sou filho(a) de Deus”, mas sabemos que isso só é biblicamente verdadeiro para aqueles que nasceram de novo pela fé em Jesus.
Para os demais, Deus continua sendo somente o seu criador.
Deus é chamado de Pai ao menos oito vezes no Antigo Testamento, mas, no sentido de criador ou chefe do povo de Israel. Já no Novo Testamento, nas 272 vezes que é citado como Pai, Deus nos remete ao sentido de intimidade.
Conhecer a Jesus é conhecer ao Pai, pois Ele é descrito como a “expressa imagem de Deus”.
O quanto você conhece de Jesus? O quanto você conhece de Deus? Você reconhece Deus como seu Pai?
Aba, Pai. “Papai”, é assim que o próprio Espírito Santo, selo da nossa salvação, testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:14-17).

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:14-17)

Esta expressão “Aba Pai”, que vem do aramaico que vemos no Novo Testamento e que podemos usar quando nos referimos ao Deus como nosso Pai, é uma expressão que denota carinho, intimidade e proximidade com Deus.
Nossa filiação faz parte da nossa identidade e a Bíblia nos garante que, ao recebermos Jesus, ganhamos o direito de nos tornar filhos, não somos mais servos, e, se somos filhos, somos herdeiros de Deus por Cristo (Gálatas 4:7).

“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo,
porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.” (Gálatas 4:6-7)

Veja que analogia interessante: o filho de Mark Zuckerberg, dono e criador do Facebook, quando nascer, já será bilionário, e ele não precisou fazer absolutamente nada, nenhum esforço, para ser herdeiro, simplesmente ser filho do Mark. O filho é naturalmente herdeiro, e nós, por Jesus, somos herdeiros de Deus.
Amado(a), muitos de nós nascemos dentro de um lar disfuncional, onde nossa referência de pai é extremamente traumática, em um contexto de violência, abusos, dificuldades e por isso muitas vezes enxergamos Deus com uma referência distorcida de Sua verdadeira Paternidade.
A Paternidade de Deus nos revela Ele como um pai que:

- Ensina, disciplina e corrige (Hebreus 12:5-8, Provérbios 3:12)

“... e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos);
pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.” (Hebreus 12:5-8)

“Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.” (Provérbios 3:12)

- Exorta (1 Tessalonicenses 2:10-12)

“Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Tessalonicenses 2:10-12)

- Ama (João 14:23, João 16:27, 1 João 3:1)

“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14.23)

“Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.” (João 16.27)

“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” (1 João 3:1)

- Não abandona (Salmos 27:10)

“Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.” (Salmos 27:10)

- Não desampara (Deuteronômio 31:6)

“Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.” (Deuteronômio 31:6)

- Que protege (Deuteronômio 33:12, Salmo 146:9)

“De Benjamim disse: O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços.” (Deuteronômio 33:12)

“O SENHOR guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios.” (Salmo 146.9)

- Que é provedor (Mateus 7:7-11)

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.7-11)

- Que é gentil e tem compaixão (Salmo 103:13)

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.” (Salmo 103.13)

- Que é sábio e instrui (Provérbios 4:1-2)

“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino.” (Provérbios 4:1-2)

Quem é filho de Deus se submete à vontade do seu Pai porque no Senhor todas as coisas são boas, perfeitas e agradáveis, e TUDO coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
A palavra nos fala para não estarmos ansiosos por coisa alguma e que a ansiedade é reservada para os órfãos; para os que não têm pai (Mateus 6:31-32).

“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas...” (Mateus 6:31-32)

Quando verdadeiramente entregamos o controle, o governo de nossas vidas para Deus, conseguimos descansar, não precisamos mais querer fazer as coisas com a força do próprio braço, não precisa mais ter sempre uma carta na manga para o caso de que algo não saia como o planejado por você, pois agora os planos são do Senhor.
Torço para que você possa se entregar e viver o melhor que Deus tem para sua vida, se entregando por completo ao Senhor em todas as áreas da sua vida, se jogue nos braços do pai, assim como uma criança que sabe que seu pai não vai deixá-la cair.
Confie, você é filho(a) e tem um pai que te ama e não vai te desamparar.

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu irmão(ã), se você sente em seu coração que está afastado do Senhor e que não consegue enchergá-lo como Pai, ore comigo para apresentar esta situação diante Dele.
Ele te espera de braços abertos para receber você como filho(a)!

“Deus, tenho estado afastado de ti.
Dói muito achar que Você havia se esquecido de mim, mas aprendi em Sua palavra que o Senhor nunca me abandonaria e que é um Deus Justo com todos e que não pode ir contra a sua própria palavra.
Sei que aceitei as condições que o mundo me ofereceu, elas fizeram com que eu me afastasse de ti e me cegaram para enxergar o quanto o Senhor me ama.
Ama tanto que deu o Seu filho Jesus para morrer em favor da minha vida para que hoje eu pudesse me achegar a Ti novamente, através de uma nova aliança com Ele, onde o Senhor me garante que sou reconhecido como Seu filho(a).
Declaro, Senhor, que se o Senhor me fez filho, não sou mais órfão, tenho um Pai que me amou primeiro, mesmo antes de me ter formado no ventre da minha mãe.
Papai, eu aceito a sua Paternidade, cuida de mim, Senhor.
Eu recebo o seu abraço, Senhor, e me permito caminhar lado a lado contigo, tendo Jesus como luz para os meus pés, para guiar minha vida e para estar sempre no centro da Sua vontade.
Eu oro, Pai, em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” (João 8:29)

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mateus 6:9-13)

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” (Romanos 8:17)

“serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2 Coríntios 6:18)

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo...” (Efésios 1:3)

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Efésios 5:1-2)

“...dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.” (Colossenses 1:12)