logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre o perdão de Deus?

A misericórdia de Deus é tão grande que, mesmo sabendo que todos nós pecamos e estamos destituídos da Sua glória, Deus é fiel e justo para perdoar nossos pecados por Cristo Jesus.

“Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.” (Salmos 103:11-12)

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus...”
(Romanos 3:23)

A Bíblia nos mostra, em 1 João 1:9-10, que se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoá-los e nos purificar de toda a injustiça.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
(1 João 1:9)

Indo um pouco mais a fundo, a palavra nos mostra, em Isaías 1:18 e Miquéias 7:19, que Deus literalmente esquece nossos pecados e os lança nas profundezas do mar. Por isso, quando confessamos e recebemos o perdão, não devemos continuar nos sentindo culpados (Salmos 32:5).

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” (Isaías 1:18)

“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.” (Miquéias 7:18)

“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” (Salmos 32:5)

Em Mateus 6:14-15, a palavra nos diz que se perdoarmos aqueles que nos ofenderam, machucaram, Deus também nos perdoará. Porém, se não os perdoarmos, Deus também não nos perdoará. Nosso Pai nos pede, em Efésios 4:32, que sejamos bondosos uns para com os outros, compassivos e perdoadores. Desse modo, o nosso perdão genuíno não se lembra das ofensas (Mateus 18:21-22). Nós até podemos lembrar da transgressão, mas vivemos como se ela não tivesse ocorrido.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;
porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas,
também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;”
(Mateus 6:12-14)

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos,
perdoando-vos uns aos outros, como também Deus,
em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4:32)
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe?
Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus:
Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
(Mateus 18:21-22)

Deus está a nossa espera para entrarmos em Sua presença, pedirmos perdão e, com verdade no coração, nos arrependermos, dos nossos pecados, para sermos vivificados juntamente com Ele e termos o escrito de dívida que havia contra nós riscado das suas ordenanças, cravando-o na cruz (Colossenses 2:13-14).

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele,
perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida,
que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz...”
(Colossenses 2:13-14) 

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se você sente em seu coração que o Senhor não te perdoou de alguma falha que você já se arrependeu e pediu perdão, pois aos seus olhos e aos olhos do mundo foi algo que preço nenhum pagaria, quero orar com você e retirar de seus ombros o peso desta mentira de Satanás, pois o preço do Sangue de Jesus derramado na Cruz, foi suficiente para pagar todo o pecado. Quando não recebemos o perdão do Senhor, estamos declarando que o Sangue de Jesus não foi suficiente para pagar o preço do pecado e não reconhecemos a Sua obra na Cruz.
Por isso, se você se identifica com esta condição, ore comigo:
“Senhor, quero agradecer o seu imenso amor pela minha vida e por ter dado o Seu filho Jesus para morrer na Cruz em favor dos meus pecados.
Quero declarar que reconheço Jesus como o único e suficiente Senhor e Salvador da minha vida e por isso recebo o Seu perdão pelos pecados que cometi e que já declarei diante de Ti que me arrependi.
Pai, quero me despojar da vergonha e conseguir olhar para Ti novamente como um filho que errou e quer se reconciliar.
Obrigado, Senhor, por rasgar o meu escrito de dívida e tirar das mão do diabo o direito legal de me acusar por não acreditar no poder misericordioso do perdão que está no Sangue de Jesus.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

Mais Versículos

“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente,
e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido
por justo no teu falar e puro no teu julgar.”
(Salmos 51:1-4)

“que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade,
a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado,
e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos,
até à terceira e quarta geração!” (Êxodo 34:7)

“Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro.” (Salmos 18:25)

“Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo;
mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”
(Levítico 19:18)

“Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença,
nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”
(Salmos 51:7-12)

“Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniquidade e não destrói; antes, muitas vezes desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação.” (Salmos 78:38)

“Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos.” (Salmos 85:2)

“Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade
para com todos os que te invocam.” (Salmos 86:5)

“Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá?
Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.”
(Salmos 130:3-4)
“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.” (Provérbios 3:3-4)

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25)

“Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” (Isaías 44:22)

“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” (Isaías 55:7)

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mateus 5:7)

“Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não
perdoardes cada um a seu irmão.” (Mateus 18:35)

“...porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança,
derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.”
(Mateus 26:28)

“...apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de
arrependimento para remissão de pecados.” (Marcos 1:4)

“Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho,
os teus pecados estão perdoados.” (Marcos 2:5)

“Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.” (Marcos 3:29)
“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.” (Marcos 11:25-26)

“para dar ao seu povo conhecimento da salvação,
no redimi-lo dos seus pecados...” (Lucas 1:77)

“Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados...”
(Lucas 3:3)

“Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados...” (Lucas 6:37)

“Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.”
(Lucas 17:3-4)

“...e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.”
(Lucas 24:47)

“E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”
(João 8:10:11)

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
“Ora, se alguém causou tristeza, não o fez apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte a todos vós; basta-lhe a punição pela maioria. De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.”
(2 Coríntios 2:5-8)

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós;
para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
(2 Coríntios 5:21)

“A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios. Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor...”
(2 Coríntios 2:10-12)

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, na remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça...”
(Efésios 1:3-7)

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente,
caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.
Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós...”
(Colossenses 3:13)
“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:13-14)

“Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hebreus 8:12)

“Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”
(Hebreus 9:22)

“...acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes,
já não há oferta pelo pecado.”
(Hebreus 10:17-18)

“atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando,
vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados...”
(Hebreus 12:15)

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados,
e recebereis o dom do Espírito Santo.”
(Atos dos Apóstolos 2:38)

“Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador,
a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.”
(Atos dos Apóstolos 5:31)

“Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.” (Atos dos Apóstolos 10:43)
“Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia
remissão de pecados por intermédio deste...”
(Atos dos Apóstolos 13:38)

“...para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”
(Atos dos Apóstolos 26:18)