logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre santidade?

A Bíblia nos traz um entendimento de que Santidade significa ser santo, separado do restante, ser exclusivo de Deus, consagrado, obediente, fiel. No Antigo Testamento, santidade significava cortar, se separar de tudo o que é mal e corrompido (Jó 34:10) e ser consagrado ao que é puro.

“Portanto vós, homens de entendimento, escutai-me:
Longe de Deus esteja o praticar a maldade e do Todo-Poderoso o cometer a perversidade!” (Jó 34:10)

No hebraico a palavra santidade, kadosh, é traduzida por santo, que no grego é ágios, que em sua origem significava separado.
Em toda a palavra, o Senhor nos revela Seu anseio em ter uma geração que seja separada, consagrada, unicamente Sua.
Deus chama e espera de nós, seus filhos, que vivamos em santidade, não nos deixando corromper pelos valores deste mundo, sendo desligados das obras da carne.
Se verdadeiramente estamos em Cristo, temos a Palavra, o Verbo Vivo habitando em nós, temos que buscar ser como Ele. Não tem como o pecado habitar junto com Senhor dentro de nós.
Para dizer que estamos em santidade e somos santos, precisamos considerar os seguintes pontos:
1) Estamos “separados” das coisas do mundo?
2) Somos “obedientes e fiéis” à palavra e estamos no centro da vontade de Deus?
3) Ainda temos alguma mancha ou sujeira (pecado) contrária à santidade da natureza divina?
Não basta falarmos de santidade, precisamos vivê-la. Os frutos de santidade têm que ser visíveis em nosso testemunho de vida.
Sempre devemos olhar para Jesus para termos um parâmetro da Santidade Divina que devemos buscar e o Senhor nos fala isso em Romanos 8:29.

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)

Jesus foi gerado sem a semente do pecado do homem, nasceu, viveu e morreu sem pecado.

“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra...” (Lucas 1:35)

“Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;” (1 Pedro 2:21-22)

A palavra nos orienta que devemos caminhar e ter a nossa vida refletida na forma como Jesus se comportava, o mesmo caráter que é visto Nele também deve ser observado em nós: “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2:6), ou seja se você se diz cristão, deve refletir Jesus em suas atitudes, em cada área da sua vida, no trabalho, nos negócios, em casa, no seu casamento, enfim, em tudo.
Ser parecido com Jesus depende única e exclusivamente de nós e para que esta transformação ocorra precisamos primeiro decidir mudar, abrir mão da nossa vontade para fazer a vontade do Pai e agir, ter uma atitude de mudança.
Sabe, meu irmão(ã), Jesus foi tentado em sua carne assim como nós somos diariamente e Ele suportou até o fim. Isso nos mostra que é possível matar a nossa carne .

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15)

Por isso, foque sempre em Jesus!

 

Mais Versículos

“Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.” (Levítico 11:44)

“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.” (Levítico 19:2)

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2)

“Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.” (Ezequiel 36:23)

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)

“Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.” (Atos 20:32)

“Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna...” (Romanos 6:19-22)

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...” (1 Coríntios 1:2)

“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” (1 Coríntios 1:30)

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:9-11)

“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus...” (2 Coríntios 7:1)

“Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos...” (Efésios 5:3)

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra...” (1 Tessalonicenses 4:3-4)

“porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (1 Tessalonicenses 4:7)

“Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.” (Hebreus 10:10)

“Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” (Hebreus 10:14)

“...pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:3-4 )

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:14-16)

“antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós...” (1 Pedro 3:15)

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1 João 1:8-10)