logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre adorar santos, imagens, ídolos e falar com os mortos? 

A palavra nos mostra, em 1 Timóteo 2:5, que há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre
Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
(1 Timóteo 2:5)

No início, o ser humano estava ligado a Deus, a verdadeira fonte da vida eterna pela aliança com Adão.
Após Adão e Eva terem pecado, o ser humano foi separado de Deus, dando a Satanás o direito legal de atuar sobre nossas vidas.
Deus, em seu grande amor por nós, enviou Jesus, seu Filho, para morrer e tomar das mãos de Satanás este direito legal.
Jesus ofereceu-se como sacrifício, pois foi ao inferno sem pecado e é por isso que a morte não tinha a condição, o direito de mantê-lo preso.
Deste modo, todo aquele que confessar, com sua boca, que Jesus é Senhor e Salvador de sua vida, pode se religar a Deus em uma nova aliança através de Jesus.
Somente por Jesus nós restauramos nosso relacionamento com Deus.
Quando temos claro entendimento dessa verdade, não faz sentido buscarmos outro caminho, ou mesmo outro mediador para falar com Deus que não Jesus (Atos 4:11-12).
Em João 14:6, Ele mesmo diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação,
porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,
dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:11-12)

Em Ezequiel 18, a palavra nos diz que “toda a alma que pecar, esta morrerá”. Para resolver o problema da escravidão do pecado, Jesus cumpriu todas as etapas e foi o sacrifício perfeito, mostrando que sem derramamento de sangue não há remissão de pecado.

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto.
De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá.” (Ezequiel 18:20-22)

A ação de pedir ou mesmo orar para algum santo ou imagem não tem efeito, uma vez que somente Deus é onipotente, capaz de fazer todas as coisas, é onipresente, pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e é onisciente, tem pleno conhecimento de todas as coisas.
Sendo assim, os espíritos dos “santos” que já morreram não tem em si poder para ouvir ou atender os pedidos e orações que a eles são dirigidos.
Amados, muitas pessoas que se voltam para imagens e santos adorando-os, fazendo pedidos, conversando e buscando resposta as suas orações, negam categoricamente que estejam adorando e que na verdade estão venerando, honrando a pessoa representada naquela imagem.
Na prátiaca, ao olharmos esta “veneração”, qual seria a diferença em “adorar” uma vez que se está atribuindo àquela imagem ou objeto, na ação de se ajoelhar, conversar, fazer pedidos, esperar respostas de pedidos e orações, atributos que são unicamente de Deus?
Entenda que o conceito de adoração está em tratar algo ou alguém como Deus, e não simplesmente emitir palavras de exaltação, mas a partir do momento que colocamos alguém ou algum objeto como referência daquilo que somente Deus pode ser para nós, neste momento nasceu um ídolo, independente do que nós o chamemos, veneração ou adoração.
Veja que Deus deixa claro em sua palavra que Ele verdadeiramente abomina qualquer tipo de adoração a imagens, ídolos e outros deuses.

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus...” (Êxodo 20:3-5 )

“Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Levítico 19:4)

“Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra; e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu.”
(Deuteronômio 4.15-19)

Nos adverte, ainda, sobre tentarmos falar com os mortos.

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.” (Deuteronômio 18:10-12)

“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos,
que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus?
A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Isaías 8:19)

Na parábola do rico e Lázaro (Lucas 16:20-31), Jesus nos mostra que os mortos nada podem fazer pelos vivos.

“Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro,
que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico;
e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim,
e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo
e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão:
Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão;
mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas,
tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.”
(Lucas 16:20-31)

É abominável aos olhos do Senhor a adoração aos santos, imagens e ídolos com ações do tipo: se ajoelhar, cânticos, vigílias, rezas, sacrifícios, velas, ofertas em dinheiro ou em alimentos, servir com lágrimas, com flores, festas ou qualquer outro tipo de ação que levante exaltação e adoração a qualquer um que não seja Jesus Cristo.
Quando você age de modo a adorar uma imagem, tendo um santo de devoção, ou qualquer outra forma de adoração, você está buscando nele os atributos que somente Deus pode ter. Neste momento, é gerado um conflito:
Quem é verdadeiramente o seu Deus? A quem você serve?
Espiritualmente, você está levantando um altar de idolatria e dando o direito legal para a entidade, o demônio que está por trás desta imagem, de atuar em sua vida.
Existem pessoas que oram para santos e pessoas já falecidas ao mesmo tempo; nenhum deles tem poder para ouvi-los pois não possuem os atributos de Deus.
Amados, Deus é claro em sua palavra, não existe nenhuma outra maneira de se chegar a Ele se não for por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Não se engane e não se permita enganar, leia a palavra, tenha entendimento, agora você conhece e discerne a verdade, não se proste, não reverencie nenhuma imagem, santo ou morto, ninguém, a não ser a Deus Pai, Jesus Cristo que morreu na Cruz pelos nossos pecados e ao Espírito Santo, é a quem devemos obedecer.

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu irmão(ã), se você reconhece que tinha colocado alguém, algum santo ou imagem no lugar de Deus, venerando, adorando, fazendo pedidos, conversando e buscando resposta a suas orações, e quer abrir mão desta idolatria, porque esta nada podem fazer a seu favor e colocar novamente o Senhor no lugar de único e suficiente provedor e supridor da sua vida, faça esta oração comigo.

“Pai, em nome de Jesus, quero te pedir perdão por ter me afastado de Ti e ter feito como fonte de suprimento para minhas angústias, dificuldades e anseios estes idolos. (Fale o nome dos ídolos)
Perdão, Pai, porque eu acreditei que eles teriam algum poder para me ouvir, estar presente comigo durante minhas orações e poder para realizar algum dos meus pedidos, isso é mentira, pois o único que é onipotente, onipresente e onisciente é o Senhor.
Reconheço que estava sendo idólatra, mas quero declarar que eu me desligo agora de cada um destes ídolos.
Senhor, quero me reconciliar contigo pois coloquei outro(s) no lugar que é somente Seu, no centro da minha vida.
Declaro, Senhor que somente através de Jesus posso me achegar novamente a Ti, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, a nova aliança Contigo, pois o sangue Dele foi derramado na Cruz em favor dos meus pecados e somente Ele é digno de toda honra, glória e louvor.
Toma novamente o Seu lugar em minha vida, Pai, quero estar no centro da Tua vontade.
Eu recebo o seu perdão, Pai, e agradeço pelo seu amor em me receber de volta.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

É importante ressaltarmos que todos os versículos aqui apresentados, são extraídos de Bíblias protestantes, e que também estão presentes nas versões publicadas por editoras Católicas Romanas, estando contextualizadas dentro do mesmo entendimento.

“Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido.
E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.”
(Deuteronômio 27:15)
“Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas;
eu não oferecerei as suas libações de sangue,
nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.” (Salmos 16:4)

“Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem;
têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram;
têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem,
e todos os que neles confiam.” (Salmos 115:4-8)

“Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia.”
(Jonas 2:8)

“Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que os seus dedos fabricaram.”
(Isaías 2:8)

“E contaminareis a cobertura de prata das tuas imagens esculpidas,
e o revestimento de ouro das tuas imagens fundidas; e as lançarás fora como coisa imunda; e lhes dirás: Fora daqui.” (Isaías 30.22)

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois,
a outrem não a darei,” (Isaías 42.8)

“Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”
(Isaías 45:20)

“Portanto, meus amados, fugi da idolatria.”
(1 Coríntios 10:14)
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens,
Cristo Jesus, homem,” (1 Timóteo 2:5)

“Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.”
(Apocalipse 9:20)

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”
(1 João 5:21)

“Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a que eles queimam incenso; estes, porém, de maneira alguma os livrarão no tempo da sua calamidade.” (Jeremias 11:12)

“E a vós vos pagarão o vosso procedimento lascivo e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor Deus.”
(Ezequiel 23:49)

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito:
Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”
(Mateus 4:1-10)

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8.44 )

“Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices,
glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.”
(1 Pedro 4:3)

“Então vieram a mim alguns homens dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim. E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, estes homens deram lugar nos seus corações aos seus ídolos, e puseram o tropeço da sua maldade diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles? Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Qualquer homem da casa de Israel que der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o Senhor, lhe responderei nisso conforme a multidão dos seus ídolos; para que possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos são alienados de mim pelos seus ídolos. Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e deixai os vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações. Porque qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim e der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta para me consultar a favor de si mesmo, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo; e porei o meu rosto contra o tal homem, e o farei um espanto, um sinal e um provérbio, e exterminá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor.
E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor,
terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele,
e destrui-lo-ei do meio do meu povo Israel.” (Ezequiel 14:1-9)

“Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira,
e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador,
que é bendito eternamente. Amém.”
(Romanos 1.22-25)

“Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição,
a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5)

“Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas.E quando as ouvi e vi,
prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.
Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo
teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam
as palavras deste livro. Adora a Deus.”
(Apocalipse 22:8-9)

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição,
a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas,
contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
(Gálatas 5:19-21)

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”
(1 João 2:1)