logo defenda sua fe

O que arprendi com a Bíblia sobre ansiedade?

Creio que uma das coisas mais difíceis de lidarmos em relação à ansiedade, em muitos casos, é não termos controle sobre as situações que estão em nossas mãos.
Uma das melhores definições de ansiedade que encontrei está no livro “Aconselhamento Cristão - Edição Século 21, do Dr. Gary R. Collins:
“A ansiedade já foi chamada de “emoção oficial da nossa época”, base de todas as neuroses ...
A ansiedade como aflição e angústia surge quando damos as costas para Deus, pegamos nossos fardos e consideramos, pelo menos com nossas atitudes e gestos, que temos que resolver nossos problemas sozinhos. Em vez de reconhecermos a soberania e o poder de Deus, e de buscar o seu reino e a sua justiça em primeiro lugar, muitos de nós - tanto conselheiros, quanto aconselhandos - caímos presas do pecado de confiar em nós mesmos e de nos preocuparmos com as pressões que a vida nos impõe.”
Na grande maioria das situações em que queremos fazer as coisas pela nossa força, demonstramos que nossa fé e confiança em Deus está abatida e que não confiamos totalmente Nele.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
(Filipenses 4:6-7)

Como acabamos de ler em Filipenses 4:6-7, que Paulo nos diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma; mas como podemos na prática de uma forma concreta, não andar ansiosos e lançarmos nossa ansiedade sobre Deus?
A resposta está no próprio versículo, pela oração e súplica com ação de graças, ou seja orar, suplicar e agradecer.
Quando nos colocamos diante de Deus em oração para apresentar nossas causas e iniciamos esta oração com gratidão a tudo o que o Senhor já fez por nós, levantamos um escudo de proteção contra as setas inflamadas de Satanás para tentar enfraquecer a nossa Fé diante da dificuldade que estivermos passando.
O Senhor é fiel, o justo juiz que julga nossas causas.

“Deus é o escudo que me cobre, o salvador dos corações retos. Deus é o justo juiz! Deus que demonstra, a cada dia, seu extremo zelo.”
(Salmos 7:10-11)

Por isso, meu irmão(ã), o segredo está na intimidade que temos com Deus e na capacidade de entrega total da situação que está em nossas mãos, tendo a certeza de que Ele está operando para que ocorra o melhor em nossas vidas.
Precisamos aprender a olhar para as situações e entender que nem tudo que ocorre fora do que planejamos é algum tipo de maldição ou penalidade que recebemos de Deus. Nosso Deus é justo e galardoador, de modo que muitas circunstâncias que vivemos são permissão Dele para nosso crescimento e aprendizado, para um objetivo específico em nossas vidas e no reino. Essas circunstâncias podem ser causadas, também, por alguma legalidade que demos, e, por isso, pagamos o preço da consequência. [Veja: O que aprendi com a Bíblia sobre legalidade? - Pg. 109]
Se cremos que as Escrituras são a própria voz de Deus não temos que temer mal algum, pois, Ele declara que cuida de nós. É o que vemos em (I Pedro 5:7) “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.
No Salmo 37:5-7, o Rei Davi nos ensina que Deus é poderoso para satisfazer os desejos do nosso coração e que o grande segredo para superar a ansiedade está no exercício da coragem de entregar nosso caminho ao Senhor, confiar e descansar Nele.
Quando saímos de perto do Senhor, nos afastamos de seus olhos, entramos na atmosfera que o mundo nos oferece – cobranças, metas de vaidade, objetivos fora dos fundamentos da palavra –, mas, quando corrigimos nossa rota, voltamos aos caminhos do Senhor e caminhamos com Jesus, Ele nos garante que não estaremos sozinhos e que nos ajudará a passar por qualquer obstáculo que estiver em nosso caminho.
Somente quando apresentamos nossas orações e súplicas a Deus, em profunda intimidade, e Lhe entregamos nossos anseios, que conseguimos viver a paz que excede todo o entendimento, e nossa mente e coração ficam guardados em Cristo Jesus.
O Senhor não quer que fiquemos ansiosos por coisa alguma, pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável para as nossas vidas.
Não aprisione o seu coração na ansiedade; Provérbios 12:25 diz que “a ansiedade no coração do homem o abate”.
Aprender a descansar nos braços do Senhor é um exercício diário de entrega, por isso busque separar um tempo de ação de graças ao Senhor, apresente e entregue diante Dele suas ansiedades, peça que Ele vá à frente, cuide de todos os detalhes e que prevaleça a vontade Dele e descanse.

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se algo tem lhe deixado ansioso(a), quero ajudá-lo(a) em oração a entregar esta situação nas mãos do Senhor.
Permita que o Pai vá à frente e cuide de todos os detalhes para que prevaleça a vontade Dele sobre a sua vida.

“Pai, em nome de Jesus, quero te louvar e agradecer por todo o seu cuidado comigo, por guardar a minha vida, julgar a minha causa, e por ser o meu provedor.
Tenho estado ansioso(a) por conta destas situações (diga ao Senhor qual é a situação).
Permita-me discernir e entender qual a raiz desta ansiedade para que eu possa aprender a descansar em Ti.
Senhor, coloca ordem em meus pensamentos e paz no meu coração, porque eu decido entregar nas Tuas mãos esta situação que tem me trazido ansiedade.
Pai, quero estar no centro da Tua vontade, pois sei que Você tem o melhor para minha vida.
Aumenta a minha fé, Senhor, e me ensina a descansar.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus
por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(Romanos 5:1)

“Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.”
(2Tessalonisenses 3:16)

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.” (2 Pedro 1:2)

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade,
benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Contra estas coisas não há lei.”
(Gálatas 5:22-23)

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” (Lucas 12:25-26)

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele,
em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1Pedro 5:6-7)

“Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos,
quando vier. Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.” (Provérbios 3:25-26)
“A ansiedade no coração do homem o abate,
mas a boa palavra o alegra.”
(Provérbios 12:25)

“O coração bem disposto é remédio eficiente,
mas o espírito oprimido resseca os ossos.”
(Provérbios 17:22)

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte,
não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me protegem.”
(Salmos 23:4)

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu;
livrou-me de todos os meus temores.”
(Salmos 34:4)

“Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos,
e a minha ansiedade não te é oculta.”
(Salmos 38:9)

“Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá;
jamais permitirá que o justo seja abalado.”
(Salmos 55:22)

“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo,
o teu consolo trouxe alívio à minha alma.”
(Salmos 94:19)

“Não se turbe o vosso coração;
credes em Deus, crede também em mim.”
(João 14.1)
“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”
(Salmos 121:1-2)

“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7-8)

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
(João 16:33)

“Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente,
porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.” (Isaías 26:3-4)

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe,
pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.” (Mateus 6:26-28)

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.”
(Apocalipse 21:4)

“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Ficar ansiosos traz prejuízos...”
(Mateus 6:31-34)

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados,
e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração,
e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
(Mateus 11:28-30)

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo,
pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”
(Isaías 41:10)

“Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”
(Hebreus 13:6)